5 tipo de alimentos que não deve assar em assadeiras de vidro
- 12/02/2026
Os utensílios em vidro, como é o caso de assadeiras (ou outro tipo de recipientes), são os mais usados em assados no forno. Apesar de demorarem um pouco mais a aquecer - comparativamente com outros materiais-, estes têm a capacidade de manter os alimentos quentes por mais tempo.
Contudo, o vidro tem também as suas desvantagens. A propósito disto, o Tasting Table fez uma lista de 5 alimentos que não deverão ser cozinhados em recipientes de vidro.
1. Pratos grelhados
Mesmo que no seu utensílio de vidro esteja indicado que é adequado ao forno, este não foi pensado para aguentar temperaturas demasiado elevadas.
A temperatura máxima recomendada para um recipiente de vidro varia consoante o tipo de fabricante, mas normalmente anda às volta dos 220ºC. Ora, os grelhadores normalmente chegam aos 260ºC. Ou seja, a sua assadeira pode partir-se. Isto não apenas se deve às temperaturas elevadas, mas também ao calor direto, em comparação com o forno, que emite calor de forma gradual.
2. Legumes assados
Uma das formas mais fáceis de cozinhar vegetais é assando-os. Basta apenas um fio de azeite, sal e alguns temperos para os deixar delicioso. Contudo, se quiser que estes fiquem crocantes por fora, então evite assá-los num recipiente de vidro. Isto porque o vidro não transfere calor suficientes para atingir este objetivo.
Para conseguir esta textura é necessário que haja uma boa circulação de ar para ajudar a humidade a evaporar. As assadeiras de vidro tendem a ter as laterais mais altas do que as de metal, o que bloqueia o fluxo de ar e retem o vapor. Ou seja, os legumes acabam por ficar cozidos a vapor e não propriamente assados.
Assá-los em vidro é recomendado para aqueles momentos em que preferir uma comida suculenta e mais macia.
3. Pão
Fazer pão pode ser um desafio, sobretudo até se acertar na receita. Ora, para aumentar as hipóteses de sucesso convém usar os utensílios certos e os de vidro não fazem parte deste grupo.
4. Alimentos torrados
Se pretende tostar frutos secos, como é o caso de nozes ou amêndoas, então especialistas aconselham a que o faça no próprio tabuleiro do forno.
Se o fizer numa assadeira de vidro corre o risco desta se partir, uma vez que este material depende do óleo, água e outros líquidos para transferir calor de forma eficiente por toda a superfície.
A solução passa por garantir que coloca óleo e água suficiente para cobrir toda a travessa e não apenas o fundo. Evite acrescentar líquidos frios a meio da cozedura, pois pode causar um choque térmico.
5. Bolachas
As assadeiras de aço são mais apropriadas para as bolachas, uma vez que permitem que se comece a assar a parte de baixo assim que entram no forno. Se colocar as bolachas num recipiente de vidro, estes serão aquecidos primeiro pelo ar quente vindo de cima, altura em que o açúcar começa a derreter. Ora, quando o vidro estiver quente o suficiente para assar bem a base das bolachas, estas já se terão dilatado.









