Arménia e Azerbaijão trocam acusações após morte de 2 soldados arménios

  • 13/02/2024

"Unidades das forças armadas do Azerbaijão abriram fogo (...) contra posições arménias perto de Nerkin Hand", na região de Siunik, no sul da Arménia, junto à fronteira com Nakhichevan, um enclave do Azerbaijão, disse o Ministério da Defesa arménio.

"De acordo com as informações iniciais, há duas mortes e feridos do lado arménio," num incidente que decorreu por volta das 09h30 (05h30 em Lisboa), acrescentou a diplomacia arménia, em comunicado.

A guarda fronteiriça do Azerbaijão descreveu o ataque como uma "operação de vingança" após um outro incidente, a cerca de 400 quilómetros de distância, no qual um soldado do Azerbaijão terá ficado ferido.

O Ministério da Defesa do Azerbaijão disse que os soldados arménios dispararam duas vezes na noite de segunda-feira contra posições "na direção da aldeia de Kokhanabi, na região de Tovuz", no noroeste do Azerbaijão.

A guarda fronteiriça do Azerbaijão disse que o posto militar arménio de onde foram disparados os tiros "foi completamente destruído" em retaliação e prometeu "uma resposta ainda mais firme e resoluta" a "cada provocação" da Arménia.

O Ministério da Defesa da Arménia rejeitou as acusações, dizendo que "não correspondem à realidade".

Os tiroteios ocorrem uma semana depois de Ilham Aliev, de 62 anos, no poder há duas décadas, ter sido reeleito Presidente do Azerbaijão, com 92% dos votos em eleições boicotadas pela oposição.

Em setembro, o Azerbaijão derrotou os separatistas arménios da região de Nagorno-Karabakh, colocando fim a três décadas de tensões marcadas por duas guerras com a Arménia.

Leia Também: Arménia propõe ao Azerbaijão assinatura de pacto de não-agressão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2500919/armenia-e-azerbaijao-trocam-acusacoes-apos-morte-de-2-soldados-armenios?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Preço Certo (Vídeo Oficial)

Pedro Mafama

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

top6
6. Quero É Viver

Sara Correia

top7
7. O Restaurante

Os Pêgas

top8
8. Coração Dividido - ( Official Video )

Tanya

top9
9. Casa Cheia (Official Music Video)

MIGUEL NOGUEIRA feat JOTA, RICCOW

top10
10. Açorda de Alho

Final da Maré de Fado


Anunciantes