Autora do massacre no Canadá já tinha sido detida
- 12/02/2026
Com o passar dos dias, vão-se descobrindo novas informações sobre a suspeita do massacre numa escola secundária em Tumbler Ridge, no Canadá, que ocorreu na terça-feira passada. Jesse Van Rootselaar já tinha sido alvo de diversas visitas das autoridades nos últimos anos devido a problemas de saúde mental.
De acordo com a BBC, a polícia canadiana revelou que a jovem de 18 anos, que foi encontrada morta no local do tiroteio, matou oito pessoas, incluindo seis crianças.
Sabe-se ainda que Jesse Van Rootselaar já tinha sido detida e avaliada anteriormente ao abrigo da Lei de Saúde Mental. A jovem também possuía licença para porte de armas de fogo.
No entanto, não está claro quem era o dono das armas usadas pela jovem durante o massacre, nem qual terá sido a motivação.
Recorde-se que, antes do tiroteio, Jesse Van Rootselaar matou a mãe e o irmão.
Quando chegaram ao local do tiroteio, numa escola secundária, "os polícias foram alvejados" pela autora do crime, que foi designada como homem à nascença e tinha 18 anos, adiantou o vice-comissário da Polícia Montada Real do Canadá (RCMP), Dwayne McDonald.
"Inicialmente, acreditava-se que uma das vítimas, uma mulher que sofreu ferimentos graves e que tinha sido transportada do local do crime para o hospital pelos agentes da autoridade, tinha falecido em consequência dos ferimentos. A polícia confirmou posteriormente que tal não ocorreu. Ela está viva", afirmou.
O ataque causou 27 feridos, dois dos quais em estado considerado extremamente grave.
Segundo as autoridades, sete pessoas foram encontradas mortas dentro da Escola Secundária de Tumbler Ridge, incluindo a suspeita atiradora.
Duas pessoas foram encontradas mortas numa residência, acrescentou Ken Floyd, superintendente distrital da RCMP, numa entrevista virtual com a comunicação social.
Tumbler Ridge, pequena cidade junto às montanhas, tem uma população de cerca de 2.400 pessoas e fica a mais de mil quilómetros a nordeste de Vancouver, a maior cidade da Colúmbia Britânica.
Primeiro-ministro visita cidade
O gabinete do primeiro-ministro canadiano anunciou, esta quinta-feira, que Mark Carney vai visitar em breve Tumbler Ridge para apoiar os habitantes da cidade, onde dez pessoas foram mortas a tiro numa escola secundária na terça-feira.
A data da visita não foi especificada uma vez que os detalhes ainda precisam de ser "finalizados com as autoridades locais", indicou o gabinete do primeiro-ministro canadiano à agência de notícias France-Presse.
Na quarta-feira, Carney qualificou o massacre como um ato "de uma crueldade inédita".










