Câmara da Guarda confirma buscas e "total disponibilidade" para colaborar
- 12/02/2026
"O Município da Guarda informa que a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, esteve esta manhã na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e na Câmara da Guarda para recolher documentação", refere a autarquia numa nota enviada à agência Lusa.
A Câmara, presidida por Sérgio Costa (PG/Nós, Cidadãos!/PPM), que está a cumprir o segundo mandato, acrescenta que "foram entregues todos os elementos solicitados pelos inspetores à autarquia".
Manifesta ainda "total disponibilidade para colaborar com as autoridades no âmbito desta investigação e reforça o seu compromisso com a transparência e o cumprimento da legalidade", acrescenta.
A Polícia Judiciária efetuou hoje buscas a três empresas do norte do país, à Biblioteca Municipal da Guarda e à Câmara Municipal da Guarda.
De acordo com a PJ, que efetuou estas buscas através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, o objetivo foi de recolher elementos de provas "no âmbito de um inquérito instaurado por participação económica em negócio e prevaricação de titular de cargo político".
"É visado pela investigação o órgão executivo eleito no mandato anterior, por existirem suspeitas de exclusão dos formalismos legais na contratação pública de eventos, de modo a favorecer sempre as mesmas empresas".
A PJ indicou ainda que "foram recolhidos elementos probatórios que serão agora analisados e posteriormente juntos à investigação".
Leia Também: PJ realiza buscas na Câmara da Guarda e em três empresas do Norte








