CPLP manifesta orgulho e felicita Timor-Leste pela adesão à ASEAN
- 27/10/2025
Para a CPLP, "este acontecimento representa um motivo de profundo orgulho e satisfação, uma vez que reafirma a capacidade de Timor-Leste em fortalecer a sua presença no cenário internacional, sem descurar os laços históricos, linguísticos e culturais que o unem aos demais Estados-membros da Comunidade" refere-se numa nota do secretariado executivo.
O ingresso de Timor-Leste na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) "abre novas oportunidades de cooperação económica, política e social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e para o reforço das suas relações com os parceiros regionais da Ásia-Pacífico", reconhece a CPLP.
A integração plena de Timor-Leste como 11.º Estado-membro da (ASEAN), recorda ainda, "representa a concretização de uma aspiração nacional expressa há quase meio século, ainda durante o período de administração portuguesa".
O secretariado executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reitera "total apoio" às autoridades timorenses nesta etapa e manifesta a disponibilidade para continuar "a colaborar em iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a integração económica e a valorização da língua portuguesa no espaço asiático".
Timor-Leste concluiu domingo a adesão à ASEAN com a cerimónia de assinatura da declaração de admissão pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão. O documento foi depois entregue ao secretário-geral da organização, Kao Kim Hourn, pelo chefe do Governo de Timor-Leste, acompanhado do Presidente, José Ramos-Horta.
A ASEAN foi criada em 1967 pela Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas, e integrada mais tarde pelo Brunei Darussalam, o Camboja, o Laos, Myanmar, o Vietname e desde domingo por Timor-Leste.
Com 676,6 milhões de habitantes, a ASEAN é a terceira região mais populosa do mundo, a seguir à Índia e à China.
Leia Também: Moçambique quer aproximar parlamentos lusófonos e avançar na mobilidade








