Diga adeus a este problema capilar! Eis as dicas para um cabelo saudável
- 29/12/2025
Há quem lhes chame de escamas, flocos de neve ou pelo próprio nome: Caspa — mas o que raramente sabem é como tratar este problema capilar da forma mais adequada.
Influenciada por um couro cabeludo seco, a caspa torna-se mais intensa na época do inverno, devido às baixas temperaturas.
Dermatologistas referem que as pessoas tendem a complicar o processo de tratamento ou impedimento deste problema.
Como tal, antes de revelar o segredo para um couro cabeludo saudável e para uma melhor compreensão do problema, o dermatologista Navin Arora explica à Woman's Health o que leva o cabelo a ficar nesse estado:
"O couro cabeludo fica seco quando a pele do couro cabeludo perde humidade e fica irritada, levando a um acumular de tensão, descamação e coceira", explica.
Leia Também: O stress faz o cabelo ficar branco mais rápido. Mito ou verdade?
O especialista esclarece que, devido a fatores genéticos, algumas pessoas são naturalmente mais propensas à desidratação do que outras. No entanto, há comportamentos que também podem sabotar a saúde do couro cabeludo, seja pela utilização de shampoos agressivos, lavagens excessivas ou por ignorarem completamente o tipo de pele.
Cuidados excessivos podem levar, portanto a alguns problemas, mas este dermatologista refere que a ausência de cuidados capilares é igualmente preocupante.
Opções caseiras que vão ditar o fim da caspa
Se os sintomas de caspa forem de leves a moderados, pode adotar alguns cuidados regulares em casa. Dermatologistas admitem que estes podem ser os recursos necessários para o fim da caspa.
Para controlar a irritação e coceira, escolha este tipo de produtos:
Shampoos suaves e hidratantes: Opte preferencialmente por fórmulas sem sulfatos, com fragrâncias leves, que assegurem restaurar a humidade necessária ao couro cabeludo. Ingredientes como glicerina, ácido hialurónico, aloe vera ou aveia são especialmente úteis, aponta o dermatologista.
Óleos e séruns que sustentam barreiras: Para a tricologista Aga Tompkins, "o óleo de semente de girassol fortalece a barreira do couro cabeludo, e o óleo de jojoba imita o sebo natural", por esse motivo, estes poderão ser os óleos essenciais para ajudar a garantir a hidratação, sobretudo em dias secos de inverno.
Esfoliação consciente: Este método não pode ser aplicado diariamente, visto que pode debilitar a barreira protetora da pele. Não obstante, utilizar produtos com ácidos suaves como ácido lático podem ajudar a remover a pele morta sem irritar o couro cabeludo, garante a especialista de cabelos Tompkins.
Shampoos anticaspa: Não use sempre o mesmo shampoo, opte por alternar com shampoos que contêm cetoconazol, piritiona de zinco ou sulfeto de selénio, estes ingredientes podem ajudar a controlar as escamas da caspa ao mesmo tempo que favorece a hidratação, remata o dermatologista Navin Arora.









