Do susto à reviravolta. Vitória SC bate Estrela e recoloca Europa na mira
- 14/02/2026
O Vitória SC está de regresso aos triunfos na I Liga. Depois da surpreendente derrota contra o Arouca na última jornada do escalão máximo do futebol nacional, o clube de Guimarães recebeu e venceu, ao final da tarde deste sábado, o Estrela da Amadora, por 2-1, num jogo que foi válido para a vigésima segunda jornada desta competição.
O duelo no Estádio Dom Afonso Henriques começou da pior maneira para a formação da casa. Logo aos 10 minutos, o Estrela da Amadora abriu a contagem por intermédio de Paulo Moreira. Após um passe açucarado de Abraham Marcus nas costas da defesa vitoriana, a isolar Paulo Moreira, o médio, na cara de Charles Silva, atirou a contar
O Vitória SC foi, a espaços, respondendo com lances perigosos, mas o brasileiro Gustavo Silva esteve muito desinspirado na etapa inicial e teve alguns falhanços incríveis, como aconteceu ao minuto 20. Após um erro monumental de Renan Ribeiro que colocou a bola nos pés do ex-Nacional, o avançado brasileiro rematou muito mal. Aos 44 minutos, perdeu mais uma boa oportunidade para marcar.
O médio português Paulo Moreira esteve perto de bisar, e de aumentar a vantagem dos tricolores, na última jogada antes do apito de Carlos Macedo para o descanso, enviando uma bola ao poste da baliza de Charles Silva.
A segunda parte trouxe um Vitória SC com uma cara diferente e uma agressividade que não se tinha visto na primeira metade de jogo. Depois de um remate fraco de Jovane Cabral, o brasileiro Renan Ribeiro protagonizou um erro incrível. O guarda-redes estrelista atirou contra Nélson Oliveira. Samu Silva tentou marcar na ressaca, mas o guarda-redes da equipa visitante recolheu a bola. Logo de seguida, o ex-Sporting brilhou com a defesa a um desvio de cabeça à queima roupa de Thiago Balieiro, num canto.
Depois de ter brilhado no lance anterior, Renan Ribeiro ficou aos papéis no lance que deu o golo do empate do Vitória SC. Depois de mais uma enorme defesa por parte do guardião dos tricolores, o lance ficou algo confuso e foi o central Thiago Balieiro que esticou a perna e bateu defesas e guarda-redes para fazer o tento da igualdade aos 64 minutos.
Galvanizado pelo público em Guimarães, e com mais de 13 mil adeptos na bancada, o Vitória SC acabou mesmo por conseguir selar a reviravolta aos 68 minutos. Depois de uma enorme jogada de Saviolo, o belga soltou para João Mendes e este cruzou rasteiro para a área onde Diogo Sousa apareceu a desviar com classe para os festejos dos vitorianos.
O Vitória SC salta, desta forma, de forma provisória para o sétimo lugar com 31 pontos, a cinco do Gil Vicente e a oito do Sporting de Braga, próximo adversário dos vimaranenses na I Liga. O Estrela da Amadora é 11.º colocado com 23 pontos.









