Donald Trump "muito zangado" com alegado ataque ucraniano a casa de Putin

  • 29/12/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, esta segunda-feira, ter ficado "muito zangado" com o alegado ataque ucraniano à casa do seu homólogo russo Vladimir Putin.

 

"Não gostei. Não é bom. Ouvi falar disso esta manhã. O presidente Putin contou-me. Ele disse que o atacaram, não é bom", disse Donald Trump, citado pelo The Guardian, quando perguntado sobre o alegado ataque da Ucrânia à residência de Putin.

E acrescentou: "Uma coisa é ser ofensivo porque eles [os russos] são ofensivos. Outra coisa é atacar a casa dele. Não é o momento certo para isso. Fiquei muito zangado".

De recordar que o ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergey Lavrov, acusou a Ucrânia de tentar atacar a residência do presidente russo, Vladimir Putin.

"Na noite de 28 para 29 de dezembro de 2025, o regime de Kyiv lançou um ataque terrorista e, para isso, utilizou 91 drones de longo alcance contra a residência presidencial russa na região de Novgorod", disse aos jornalistas, citado pela Interfax.

Segundo a mesma agência de notícias, Lavrov disse ainda que a "posição de negociação da Rússia será revista à luz da tentativa de Kyiv de atacar a residência presidencial russa."

Mas para além de deixar o aviso de que a posição de Moscovo pode mudar, alertou: "Tais ações imprudentes não vão ficar sem resposta."

Ucrânia nega ataque: "Mentiras russas"

Posteriormente, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desmentiu que Kyiv tenha tentado atacar a residência, localizada na região de Novgorod, começando por escrever numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter): "A Rússia está agir novamente e a fazer declarações perigosas para minar todas as conquistas de nossos esforços diplomáticos conjuntos com a equipa do presidente Trump. Continuamos a trabalhar juntos para trazer a paz."

"Esta suposta história do 'ataque à residência' é uma completa invenção destinada a justificar ataques adicionais contra a Ucrânia, incluindo Kyiv - assim como a própria recusa da Rússia em tomar as medidas necessárias para pôr fim à guerra. Típicas mentiras russas", continuou, dando conta de que o país que preside não está a tomar medidas que possam minar a diplomacia: "Pelo contrário, a Rússia toma sempre essas medidas. Esta é uma das muitas diferenças entre nós. É crucial que o mundo não se cale agora. Não podemos permitir que a Rússia prejudique o trabalho para alcançar uma paz duradoura."

Trump falou com Putin: "Conversa produtiva"

A porta-voz da Casa Branca recorreu também ao X (antigo Twitter) para dar conta de que o presidente dos EUA, Donald Trump, e Putin falaram. "O presidente Trump concluiu uma conversa telefónica positiva com o presidente Putin sobre a Ucrânia", escreveu Karoline Leavitt.

No entanto, umas horas mais tarde, porém, esta narrativa mudou. O presidente russo terá falado de novo com o seu homólogo norte-americano e avisou que o alegado ataque ucraniano pode perturbar as negociações de paz com a Ucrânia.

O Kremlin informou que, durante a chamada telefónica, Putin avisou Trump da intenção de rever alguns entendimentos prévios, enquanto o líder norte-americano se mostrou "indignado" com o ataque, que qualificou como uma ação "imprudente" de Kyiv.

Recorde-se que Zelensky esteve reunido com Trump no domingo, numa reunião na Florida. Em cima da mesa esteve a discussão sobre o plano de paz para a Ucrânia. Em conferência de imprensa Trump acabou por dizer que se estava a chegar "muito perto" de um plano a ser aceite por todos os lados envolvidos e Zelensky referiu que "as garantias de segurança são um ponto fundamental para alcançar uma paz duradoura".

Rússia acusa Ucrânia de tentar atacar residência de Putin (Zelensky nega)

Rússia acusa Ucrânia de tentar atacar residência de Putin (Zelensky nega)

Moscovo acusa Kyiv de ter ter tentado atacar a residência presidencial russa em Novgorod na noite de domingo para segunda-feira. Volodymyr Zelensky negou de imediato e disse que se tratava das "típicas mentiras russas". Donald Trump já falou com Putin (que deixou um aviso).

Ana Teresa Banha | 15:33 - 29/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911106/donald-trump-muito-zangado-com-alegado-ataque-ucraniano-a-casa-de-putin#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Saudade

Miro Freitas

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes