Escassez de combustível em Cuba: O que acontece a quem tem voos marcados?
- 13/02/2026
A escassez de combustível em Cubo está a deixar vários voos em terra e, por cá, os passageiros que tinham viagem marcada até à primeira semana de abril estão a ser aconselhados a mudar o destino, disse, na quarta-feira, Miguel Quintas, presidente da Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) ao Notícias ao Minuto.
"A ANAV tem acompanhado a situação da região desde janeiro desde ano e neste particular a crise energética cubana que inclui também escassez de combustível para a aviação. Alguns dos passageiros com viagens marcadas estão a ser incentivados a mudar o seu destino, em particular com viagens até à primeira semana de abril", explicou Miguel Quintas.
Até porque "os passageiros com viagens marcadas e que não desejam alterar, podem enfrentar atrasos, alterações de horários, escalas técnicas para reabastecimento fora de Cuba ou, em casos pontuais, cancelamentos, pelo que é recomendável estar sempre acompanhado por um agente de viagens em todo o processo, dado que são profissionais experientes e com capacidade imediata de resolução de problemas que possam surgir de forma imprevista".
Há "poucos portugueses afetados"
O presidente da ANAV assegura, contudo, que há "poucos portugueses afetados à data e todos estão a ser acompanhados pelas suas agências de viagens, sendo que o regresso está a ser realizado com escala em Santo Domingo (República Dominicana)".
"Tudo a decorrer de forma tranquila", conclui.
Miguel Quintas acredita que, "até melhor informação, as reservas a partir de meados de abril poderão estabilizar novamente, embora se deva acompanhar a evolução do estado da crise energética em Cuba diariamente".
"Todas as decisões de reservas para Cuba devem ser tomadas com as devidas cautelas e sempre conscientes do atual momento económico, político e social que o destino atravessa", refere o responsável, sublinhando a importância do "acompanhamento de um agente de viagens, pois são os profissionais mais qualificados e com conhecimento sobre o que se passa no destino (nomeadamente oferta hoteleira disponível, serviços, transferes, etc) e para responder com sucesso a imprevistos que possam, pontualmente, surgir".
O presidente da ANAV refere que os "passageiros com viagem marcada devem contactar a sua agência de viagens, caso queiram alterar o seu destino".
Governo acompanha com "atenção e preocupação" a situação em Cuba
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros afirmou, no Porto, que o Governo acompanha com atenção e preocupação a situação de Cuba, que está a sofrer as consequências da suspensão das entregas de petróleo da Venezuela.
Cuba sofre as consequências da suspensão das entregas de petróleo da Venezuela, ordenada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, após a captura do líder venezuelano Nicolás Maduro pelas forças armadas norte-americanas no início de janeiro.
Em resposta à pressão de Washington, o Governo cubano anunciou medidas de emergência, incluindo uma semana de trabalho de quatro dias para as empresas estatais e restrições à venda de combustível.
Leia Também: Governo acompanha com "atenção e preocupação" a situação em Cuba









