Ex-Benfica lança duro ataque à arbitragem nacional após polémica

  • 29/12/2025

O polémico Sporting de Braga-Benfica, que culminou num empate a dois golos, na ronda 16 da I Liga, não deixou ninguém indiferente dentro e fora de Portugal, como foi o caso de Jan Vertonghen, antigo jogador das águias entre 2022 e 2024.

 

Já retirado dos relvados, o ex-defesa-central internacional belga lançou um duro ataque à arbitragem nacional. "Os árbitros em Portugal não são bons o suficiente para o nível profissional, facto!", escreveu  Jan Vertonghen na rede social X, descontente com a atuação do juiz da partida, João Gonçalves. Em causa, está um alegado golo mal anulado ao Benfica, apontado por Samuel Dahl, que daria a reviravolta encarnada no marcador em cima do quarto de hora final. Foi assinalada uma falta de Richard Ríos sobre Vítor Carvalho no interior da área.

Este não foi o único ex-Benfica a reagir nas redes socias. Aquando de um vídeo do clube da Luz a dar conta do "golo da vitória" anulado, Eduardo Salvio comentou o seguinte: "Que vergonha!! Que roubo! Sempre Benfica".

Recorde a tomada de posição de Rui Costa

No final do jogo, Rui Costa mostrou a sua indignação com mais dois pontos perdidos no campeonato. "Não consigo encontrar uma explicação. De facto, o 3-2 a que o Mourinho se refere, que vocês percebem perfeitamente, é de um lance que não nos parece nada falta. Mas é o que é. Acabámos por deixar aqui mais dois pontos, quando aquele golo podia nos dar a vitória, era um golo limpo", começou por dizer o presidente das águias, respondendo ao homólogo António Salvador, que considerou que o VAR Tiago Martins "há muito deixou de ter condições" para exercer a função.

"Estamos de acordo. O último jogo que tinha feito foi a final da Taça de Portugal [derrota do Benfica, por 1-3, com o Sporting]. Ver esta falta [de Richard Ríos sobre Vítor Carvalho] e não ver a da Taça...Estamos de acordo. Estou aqui na condição de presidente do Benfica num jogo, que foi bem jogado pelas duas equipas e por um golo completamente limpo que dava a vitória ao Benfica. Foi num minuto do jogo [74], que já condicionava o resultado e que acaba por ser anulado de uma forma inacreditável", referiu.

O dirigente deixou ainda uma promessa: "O Benfica vai continuar a questionar aquilo que se tem passado no futebol português, erros e lances como este e árbitros que continuam a ter condições para apitar."

Contas difíceis do Benfica no campeonato

Com a vitória do FC Porto, por 2-0, na receção ao AVS, o Benfica termina o ano civil a dez pontos dos dragões, líderes invictos da competição, com 15 vitórias em 16 jornadas. O mês de janeiro será exigente para as águias, que visitam, inclusive, o terreno do FC Porto, no dia 14 de janeiro, para os quartos de final da Taça de Portugal.

Leia Também: Farioli avalia Diogo Costa e fala dos rivais: "É uma maratona..."

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2911193/ex-benfica-lanca-duro-ataque-a-arbitragem-nacional-apos-polemica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Saudade

Miro Freitas

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes