Fabricante estatal chinês compra 5% da Leapmotor
- 29/12/2025
A Leapmotor chegou a acordo para vender ações no valor de 3,74 mil milhões de yuan (451 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) ao conglomerado estatal chinês do setor automóvel FAW Group - correspondente a cinco por cento do total da empresa.
A informação submetida esta segunda-feira (29 de dezembro) às autoridades relevantes anuncia a compra de ações domésticas da Zhejiang Leapmotor Technology por parte da FAW Equity.
O acordo - que ainda carece de aprovação regulatória - prevê igualmente que cerca de 50 por cento da verba terá de ser aplicada a pesquisa e desenvolvimento, enquanto 25 por cento deverá ser alocada a um "fundo de maneio e finalidades corporativas gerais". Outros 25 por cento serão para a expansão da "rede de vendas e manutenção e aumentar a notoriedade da marca".
De recordar que também a Stellantis é acionista da Leapmotor, possuindo atualmente uma parte de 18,99 por cento.
Apesar de só agora o FAW Group se ter tornado acionista da Leapmotor, os rumores já existiam - até porque no início de março as duas partes anunciaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de veículos de novas energias.
O site Car News China reporta que também haverá uma parceria entre a Leapmotor e a Qixin Power para o desenvolvimento e produção coordenada de novos automóveis eletrificados - híbridos plug-in e elétricos com extensor de autonomia.









