Francesco Farioli revela baixa de peso no FC Porto até ao final da época
- 07/12/2025
Instantes após o triunfo do FC Porto frente ao Tondela (0-2), este domingo, Francesco Farioli marcou presença na conferência de imprensa de análise ao encontro da 13.ª jornada da I Liga, confirmando que Luuk de Jong vai falhar o resto da temporada, após a mais recente lesão sofrida.
"É importante para o Samu marcar. Vê-se bem a forma como está a trabalhar para a equipa e para ele próprio, até para ter números e finalizar da melhor forma. Como viram, na camisola do Samu havia uma dedicatória ao Luuk e esta vitória é, definitivamente, para ele. Infelizmente, vai estar de fora durante toda a época", começou por revelar o treinador italiano.
"Enquanto esteve connosco, o Luuk encontrou sempre uma forma de nos ajudar, com a sua liderança, o seu carácter e as suas qualidades como jogador de futebol. Voltará para nos ajudar. Vai ficar connosco, muito próximo, para ajudar esta equipa a crescer. Vamos precisar dele. Não o teremos como jogador de futebol, mas tê-lo-emos como um dos nossos líderes no grupo. Ajudará o Samu a dar um passo em frente na sua carreira", completou sobre o tema.
Recorde-se que, de acordo com o boletim clínico disponibilizado pelos azuis e brancos, Luuk de Jong encontra-se a contas com uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, na sequência do "episódio traumático" divulgado após o FC Porto-Estoril (1-0), realizado há precisamente uma semana, referente às contas da 12.ª jornada da I Liga.
"O FC Porto informa que o atleta está entregue aos cuidados do Departamento de Saúde e deseja-lhe uma recuperação rápida e plena, reafirmando a total disponibilidade do clube para acompanhar Luuk de Jong em todas as etapas deste processo", explicou ainda o emblema da cidade Invicta na altura, sabendo-se agora que o avançado neerlandês não será opção para Francesco Farioli nos próximos meses.
Como reagiu Luuk de Jong?
Na passada quinta-feira, Luuk de Jong recorreu às redes sociais para expressar a sua tristeza face à nova lesão sofrida, a segunda desde que deixou o Ajax para reforçar o FC Porto.
"Recebi ontem a terrível notícia de que sofri uma lesão no LCA [ligamento cruzado anterior]. Estou arrasado. Depois de meses de muito trabalho e treino para voltar a ajudar a equipa e este lindo clube, o FC Porto, dói profundamente voltar a encontrar-me de fora", começou por escrever o internacional neerlandês.
"Enfrentarei esse desafio com tudo o que tenho, determinado a voltar ainda mais forte, tanto fisicamente como mentalmente", acrescentou de seguida Luuk de Jong, numa fotografia em que surge no relvado do Estádio do Dragão, em tons de preto e branco..
Para Luuk de Jong, sofrer uma lesão ao serviço de FC Porto não é propriamente uma novidade. Após dois meses de ausência, devido a uma lesão grave sofrida durante a primeira paragem FIFA na temporada, o experiente avançado volta, assim, a sofrer um revés no joelho esquerdo, sendo, que na altura, havia sofrido uma lesão no ligamento interno.
Contas feitas, o internacional neerlandês realizou os primeiros quatro jogos antes de se lesionar, com direito à sua estreia a marcar, precisamente no Clássico em Alvalade, diante do Sporting (1-2), tendo ainda disputado as últimas três partidas desde o regresso de lesão - diante de Sintrense (3-0), Nice (3-0) e Estoril (1-0), sempre como suplente utilizado. No total, jogou em apenas sete duelos desde que chegou ao Dragão.
[Notícia atualizada às 23h46]









