Incrédulo com Diogo Costa, Baía elogia Cristiano Ronaldo: "Uma máquina"
- 17/11/2025
Vítor Baía, antigo guarda-redes e antigo dirigente do FC Porto, concedeu, esta segunda-feira, uma extensa entrevista ao jornal espanhol AS, na qual, entre outros temas, apontou Diogo Costa como um dos três melhores guarda-redes do mundo.
Questionado sobre se um guarda-redes pode vir a ganhar a Bola de Ouro no futuro, Vítor Baía não tem dúvidas de que isso possa vir a acontecer e apontou grandes qualidades a Diogo Costa.
"Sim [um guarda-redes pode ganhar a Bola de Ouro], porque o futebol agora é global. E sim, podemos ter guarda-redes que podem vencer e que são os melhores do mundo. Eu adoraria, porque agora eles são jogadores muito completos. O jogador mais equilibrado dentro da área é o guarda-redes. Ele tem que fazer tudo. Tem que jogar bem com os pés. Tem que jogar bem com as mãos", começou por dizer o antigo internacional por Portugal.
"Eu gosto do Diogo Costa. Ele tem algo especial. É fantástico. O Diogo Costa é um guarda-redes que está entre os três melhores do mundo neste momento, mas custa-me compreender como é que ainda não está noutra equipa. Porque no FC Porto ele será sempre grande, mas jogar numa equipa que está nos grandes campeonatos... nos Big Five. Porque o Diogo Costa é o guarda-redes mais completo. Sai bem, joga com os pés; forte no um contra um. Muito bom nas grandes penalidades. Acho que é muito, muito completo. Para mim, é o melhor neste momento", prosseguiu.
Na mesma conversa, Vítor Baía destacou o trabalho de Roberto Martínez na seleção e deixou elogios ao capitão Cristiano Ronaldo.
"Roberto Martínez está a fazer um trabalho incrível aqui em Portugal. Adaptou-se muito bem, integrou-se na nossa cultura. Foi muito inteligente, aprendeu rapidamente a falar português, o que é muito importante para a comunicação com os jogadores, e integrou-se na comunidade. Sentimo-lo como mais um português. É o melhor que se pode pedir a um treinador que não é português. Somos um povo hospitaleiro por natureza, mas recebemo-lo muito bem e depois com resultados, que é o que queremos. Também ganhámos a Liga das Nações e estamos em todas as grandes competições internacionais", vincou Baía.
"[Cristiano Ronaldo] É incrível. Uma máquina. Um exemplo para todos nós; é um exemplo para as crianças que um dia querem ser futebolistas. Um exemplo pelo seu trabalho, por estar concentrado, por ser detalhista e sempre enfatizar as suas capacidades, o seu potencial e saber desenvolver toda a sua qualidade. É por isso que Cristiano é um exemplo para todos" concluiu sobre o tema.
Vítor Baía, que em tempos vestiu a camisola do Barcelona, falou sobre Lamine Yamal.
"Lamine é um jogador que nasceu com um dom especial e agora é preciso potenciar esse dom. E ele pode ter Cristiano como exemplo de como gerir também a sua vida fora do campo e assim poder chegar onde Messi chegou e onde Cristiano também chegou. Messi também é um bom exemplo para Lamine. É um homem de família, é um homem equilibrado, trabalhador...", finalizou.
Leia Também: Vítor Baía relembra Jorge Costa em dia especial: "Celebração é dura"








