Insólito. Benfica foi a jogo em dois pavilhões e tombou no último segundo
- 06/12/2025
O Benfica voltou a marcar passo na luta pela liderança do campeonato nacional de andebol, este domingo, ao ceder um empate na deslocação ao reduto do FC Gaia (30-30), no último segundo, embora até tenha jogado a partida da 14.ª jornada... em dois pavilhões diferentes.
O jogo dividiu-se entre o Pavilhão do FC Gaia e o Pavilhão Fernando Gomes, a 650 metros de distância, devido às más condições do piso da primeiro palco, por culpa da... humidade. Tal motivo conduziu à transferência do jogo de um lugar para o outro, quando estavam decorridos 25 minutos.
Quanto ao jogo, o emblema nortenho entrou melhor e esteve na frente do marcador durante grande parte do primeiro tempo, até que veio a mudança de pavilhão a trazer a melhor versão do Benfica, com uma remontada na reta final dessa primeira metade, fruto do 17-18 que se registava ao intervalo.
No segundo tempo, o conjunto de Jota González até chegou a estar a vencer por três golos de diferença, mas numa fase de 'toma lá, dá cá', permitiu que o FC Gaia sonhasse com o empate, alcançado precisamente no último segundo, a ditar o 30-30 final.
Com este resultado, o Benfica mantém-se no terceiro lugar, com 35 pontos, a um do Sporting (com menos um jogo) e a três do líder FC Porto (com mais uma partida realizada). Já o FC Gaia ocupa o 11.º posto, com 17 pontos, em zona de descida.
Na próxima jornada, recorde-se, o Benfica recebe o Póvoa AC no Pavilhão da Luz, a partir das 20h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, numa ronda em que FC Porto e Sporting protagonizam um escaldante Clássico no Dragão Arena, na quarta-feira, pelas 20 horas.
FC Porto ganhou, Sporting ainda não jogou
A 14.ª jornada do campeonato nacional de andebol até arrancou com uma larga vitória do FC Porto em Lisboa, diante do Belenenses (20-39), num dia em que, para além do empate insólito em Gaia, houve ainda outra igualdade, entre Póvoa AC e Marítimo (26-26). Já no outro jogo disputado este sábado, o Vitória SC sorriu na deslocação ao reduto do Arsenal da Devesa (24-26).
Já este domingo, é a vez de o Sporting entrar em campo no Pavilhão João Rocha, com a receção ao ABC, a partir das 15 horas (horário de Portugal Continental), na tentativa de se recolocar lado a lado com o FC Porto na divisão da liderança, valendo a pena relembrar que os leões ficarão, ainda assim, com menos um jogo por comparação aos dragões.
A ronda, essa, só acabará em 2026, mais precisamente no dia 31 de janeiro, quando Artística de Avanca e Águas Santas medirem forças a partir das 18 horas.









