Ivan Baptista estreia-se a vencer pelo Benfica com goleada ao Vitória SC
- 21/09/2025
Ao terceiro jogo, a primeira vitória de Ivan Baptista pelo Benfica. O sucessor de Filipa Patão viu, este domingo, as encarnadas a vencer, por 5-1, no terreno do Vitória SC, em jogo da segunda jornada da Liga BPI.
Depois da derrota na Supertaça e do empate na jornada inaugural do campeonato, os alarmes soaram nas pentacampeãs nacionais. Por isso, era preciso uma entrada forte em jogo.
Aos 10', Beatriz Cameirão tentou o golo na sequência de um livre lateral, mas a bola foi devolvida pelo poste esquerdo da baliza de Adriana Rocha.
A resposta da formação vimaranense foi implacável. Na sequência de um canto, Dária Kaminska apareceu ao primeiro poste, para cabecear para o fundo das redes. O voo da guardiã Lena Pauels revelou-se insuficiente para travar o destino final do esférico.
As locais não se intimidaram com o poderio do adversário, mas era notório a diferença de qualidade nos dois conjuntos. Aos 28', as visitantes pagaram na mesma moeda. Na sequência de um canto, Chandra Davidson serviu para o encosto fácil da capitã Carole Costa ao segundo poste.
O coletivo encarnado imprimiu mais ritmo e velocidade no jogo, mas não conseguiu chegar ao golo da vantagem e o empate persistiu até ao intervalo.
No regresso dos balneários, a história do jogo teve apenas um protagonista: O Benfica. Aos 46', a reviravolta foi consumada por Rakel Engesvik, que aproveitou um 'adormecimento' de Dária Kaminska perto da pequena área.
A partir daqui, as águias caminharam para um triunfo confortável. Aos 55', a avançada Caroline Møller estreou-se a marcar pelo novo clube, com uma finalização á meia-volta, após assistência de Catarina Amado. Refira-se que a camisola 10 da formação benfiquista é um contratação sonante, proveniente do Real Madrid.
O Vitória não teve tempo para se recompor e consentiu o quarto golo, aos 57', apontado por Beatriz Cameirão, com Catarina Amado novamente envolvida no lance.
A mão cheia no resultado foi alcançada, aos 71', por Chandra Davidson, que aproveitou um mau corte da defesa contrária, deixando a bola à mercê do remate perto da marca de grande penalidade.
Com esta vitória, o Benfica subiu ao topo da tabela classificativa, com quatro pontos, a par de Racing Power e Valadares Gaia.
A ronda ficará concluída esta segunda-feira, pelas 16 horas (horário de Portugal Continental) com a receção do Damaiense ao Sporting, no Estádio do Algarve. As leoas farão a estreia no campeonato, dado que estiveram envolvidas recentemente na terceira eliminatória da Liga dos Campeões, diante da AS Roma.
O conjunto italiano levou a melhor sobre a formação de Micael Sequeira.
Leia Também: Amorim respira de 'alívio'. Liverpool cada vez mais só no topo da Premier
Leia Também: Mourinho não está com sorte. Benfica perde Sudakov para jogo com Rio Ave