Líder da Toyota: "Pelo meu gosto, seriam todos GR Corolla e GR Yaris"
- 13/02/2026
Hoje em dia, a Toyota tem uma gama de automóveis diversificada em todo o mundo, um pouco para todos os gostos - desde modelos desportivos a grandes SUVs, passando por pequenos citadinos, sedãs ou carrinhas familiares, além de viaturas comerciais.
As motorizações também são diversas - a combustão, híbridas, 100 por cento elétricas e até há modelos a hidrogénio. Algo que seria diferente se valesse apenas a preferência de Akio Toyoda, presidente do conselho de administração e figura histórica do construtor.
Num encontro com estudantes de engenharia, o dirigente afirmou: "Se só construíssemos aquilo de que gosto, seriam todos GR Corolla e GR Yaris. Não seria um construtor de gama completa".
Mas um construtor não é uma só pessoa, tendo de atender às suas necessidades comerciais para sobreviver. Akio Toyoda sublinhou: "Todos pensamos em carros cada vez melhores, então oferecemos uma gama completa em todo o mundo".
O líder do popular construtor comentou também que o trabalho é coletivo: "Fazemos isto com o poder de todos combinado. Quando se juntarem a nós, espero que nos digam o que é que um carro cada vez melhor significa para vós".
Um dos estudantes retorquiu que gostaria de fazer um hipercarro como o Lexus LFA, que "não se encaixe na era atual". Ao que Akio Toyoda deixou um conselho, mostrando de novo a abertura que existe na estrutura: "Quando decidires, não desistas facilmente. Encontra pessoas e colegas que concordem e podes fazer esse carro. Há liberdade para fazer isso na Toyota".
Voltando a falar das preferências do líder nipónico, este afirmou: "Gosto de carros que têm um lado selvagem, aquele cheiro a gasolina e fazem barulho".
Porém, neste momento, Akio Toyoda opta por uma solução mais amiga do ambiente: "Agora, conduzo um carro a hidrogémio. Faz barulho, mas só produz água".
De referir que, no fim de janeiro, assumiu o volante de um Toyota GR Yaris Rally2 H2 Concept a hidrogénio - estreando-o no Rali de Monte Carlo para exibir o seu potencial perante o público. A esperança do construtor é que, no futuro, soluções a hidrogénio façam parte do ecossistema do Mundial de Ralis, mas também do Mundial de Rally-Raid e do Mundial de Resistência (WEC).









