"Não será aceite". Israel rejeita envio de tropas turcas para Gaza

  • 27/10/2025

"Os países que estão preparados ou querem enviar tropas devem, pelo menos, ser justos com Israel", sustentou o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Sa'ar.

 

As relações entre Israel e a Turquia, "que antes eram mais próximas", pioraram "drasticamente" desde que Recep Tayyip Erdogan está no poder: na presidência, desde 2014, e, antes disso, no cargo de primeiro-ministro, desde 2003, disse.

O chefe da diplomacia israelita acusou também Erdogan de "levar a cabo uma campanha contra o país e de comparar as suas ações com as dos nazis".

"Também nos acusou de genocídio, é um apoiante do grupo terrorista [islamita palestiniano] Hamas", afirmou, citado pelo diário The Times of Israel.

"A Turquia de Erdogan não só emite declarações hostis como toma medidas económicas e diplomáticas pouco amistosas", declarou o responsável israelita numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo húngaro, Péter Szijjarto, em Budapeste, onde se encontra de visita.

"Não é razoável para nós que as Forças Armadas [turcas] entrem em Gaza, pelo que informámos os nossos amigos norte-americanos sobre isso", acrescentou.

Sa'ar salientou igualmente que a Autoridade Palestiniana continua a "pagar aos terroristas", apesar das "promessas feitas", acusando alguns dos prisioneiros palestinianos recentemente libertados de "beneficiarem deste tipo de política", à qual "a Europa simplesmente fecha os olhos".

A este propósito, afirmou que "os terroristas [do Hamas] recebem os seus cheques nos correios palestinianos", onde estão a ser feitos "novos pagamentos" no âmbito do cessar-fogo.

"É-lhes dada legitimidade sem qualquer verdadeira responsabilização", observou.

Além disso, reiterou que Israel "não coopera com a UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos no Médio Oriente)", que acusou de "confiar nos infiltrados do Hamas".

"A luta não terminou. O Hamas continua a ter em seu poder os corpos de 13 reféns mortos, que deverão ser imediatamente devolvidos", vincou.

Sobre as relações com a Hungria, destacou o apoio recebido e a "clara dimensão moral" no desenvolvimento da política externa húngara.

"Esperamos reforçar ainda mais as estreitas relações económicas e interpessoais entre as nossas nações", defendeu.

Está em vigor desde 10 de outubro um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, a primeira fase de um plano de paz proposto pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, depois de negociações indiretas mediadas pelo Egito, Qatar, Estados Unidos e Turquia.

Esta fase da trégua envolveu a retirada parcial do Exército israelita para a denominada "linha amarela" demarcada pelos Estados Unidos, linha divisória entre Israel e a Faixa de Gaza, a libertação de 20 reféns em posse do Hamas e de 1.968 prisioneiros palestinianos.

O cessar-fogo visa pôr fim a dois anos de guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque de 07 de outubro de 2023 do Hamas a Israel, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 251 sequestradas.

A retaliação de Israel fez pelo menos 68.527 mortos - entre os quais mais de 20.000 crianças - e 170.395 feridos, na maioria civis, indicam números hoje atualizados (incluindo vítimas das quebras do cessar-fogo por Israel) pelas autoridades locais, que a ONU considera fidedignos.

Leia Também: EUA nomeiam diplomata para vigiar trégua em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2877747/nao-sera-aceite-israel-rejeita-envio-de-tropas-turcas-para-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Saudade

Miro Freitas

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes