Políticos americanos que sofreram violência reagem à morte de Kirk

  • 11/09/2025

Kirk era o diretor executivo e cofundador da organização juvenil Turning Point USA.

 

A ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, democrata, escreveu nas redes sociais que "o terrível tiroteio de hoje na Universidade de Utah Valley é repreensível. A violência política não tem absolutamente nenhum lugar na nossa nação." O marido de Pelosi ficou gravemente ferido na sua casa na Califórnia, em 2022, por um homem armado com um martelo, que as autoridades disseram ser um crente em teorias da conspiração.

O presidente Donald Trump, que sofreu um ferimento leve na orelha quando foi baleado num evento de campanha no ano passado, descreveu Kirk na rede social Truth como "uma pessoa ótima de ponta a ponta. DEUS O ABENÇOE!" Ele também postou: "Ninguém entendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie."

O líder da maioria na Câmara dos Representantes, Steve Scalise, um republicano da Louisiana que foi baleado durante um treino para um jogo de beisebol de beneficência nos subúrbios da Virgínia, em 2017, pediu às pessoas na plataforma de rede social X: "Por favor, juntem-se a mim em oração por Charlie Kirk após este ato sem sentido". O homem que atacou Scalise tinha queixas contra Trump e os republicanos e foi posteriormente morto a tiro pela polícia.

Já o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, um democrata e potencial candidato nacional, afirmou no X: "Devemos falar com clareza moral. O ataque a Charlie Kirk é horrível e esse tipo crescente de violência inconcebível não pode ser permitido em nossa sociedade". Um incêndio foi provocado na casa no início deste ano, enquanto Shapiro e seus familiares dormiam.

 No mesmo sentido a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, uma democrata que foi alvo de um plano de sequestro, disse nas redes sociais: "todos nós devemos unir-nos para nos opormos a todas e quaisquer formas de violência política". Dois homens foram presos pelo seu plano de 2020 para sequestrar a governadora.

A ex-deputada federal Gabrielle Giffords, democrata que sofreu uma grave lesão cerebral num tiroteio em 2011 no Arizona, disse que ficou "horrorizada" ao saber que Kirk tinha sido baleado hoje. "As sociedades democráticas sempre terão divergências políticas, mas nunca devemos permitir que os Estados Unidos se tornem um país que enfrenta essas divergências com violência", afirmou.

O ativista conservador Charlie Kirk, morto hoje a tiro, era uma voz importante da juventude pró Trump nos Estados Unidos, apresentava um dos podcasts mais ouvidos do país e organizava regularmente debates oratórios em campus universitários.

Aos 31 anos, destacou-se como uma peça importante na campanha de Donald Trump para reconquistar a Casa Branca no ano passado, graças à sua organização Turning Point, que montou operações de campanha massivas de porta em porta em estados chave.

A sua influência --- 6,9 milhões de seguidores no Instagram e 3,8 milhões no YouTube --- serviu amplamente a Donald Trump para seduzir os jovens americanos, promovendo uma conceção ultra tradicional da família.

Provocador por natureza, este homem alto e moreno, defensor do porte de armas, percorreu os campus universitários durante vários anos.

Nestas reuniões, convidava os estudantes a debater com ele, diante das suas câmaras e de centenas de apoiantes. Era a oportunidade de desenvolver a sua retórica radical perante adversários mal preparados, para alimentar loops virais nas redes sociais.

Leia Também: Quem era Charlie Kirk, o aliado de Trump morto a tiro num evento?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2851662/politicos-americanos-que-sofreram-violencia-reagem-a-morte-de-kirk#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Saudade

Miro Freitas

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes