Preço médio da gasolina caiu 0,4% e do gasóleo 0,7% em outubro
- 04/12/2025
"O PVP (Preço de Venda ao Público) da gasolina simples diminuiu em outubro (-0,4%), acompanhando o comportamento deste derivado nos mercados internacionais", lê-se no boletim da ERSE, divulgado hoje, sendo que a maior fatia do preço paga pelo consumidor "correspondeu à componente de impostos, representando 55,1% do total da fatura da gasolina, seguindo-se a cotação e frete (26,9%)".
O regulador destaca ainda que a gasolina 95 aditivada custou em média aos consumidores mais 2,1% do que a gasolina simples 95.
A queda do preço do gasóleo simples também acompanhou o comportamento nos mercados internacionais, ao diminuir 0,7%, e a fatia do PVP paga pelo consumidor correspondente à componente de impostos foi de 50%, seguida do valor da cotação e frete (31,6%).
Em ambos os casos, os hipermercados são os operadores com os preços mais competitivos, no caso da gasolina apresentando valores 1,2 cêntimos por litro (cent/l) abaixo dos operadores do segmento 'low cost', enquanto no caso do gasóleo os preços são, em média, 11,89 cent/l abaixo do PVP médio nacional.
Ainda de acordo com esta análise da ERSE, o preço médio de venda ao público do GPL Auto diminuiu face a outubro (+0,8%), "contrariando o comportamento verificado nos mercados internacionais".
Já o preço médio de venda ao público nas garrafas mais comercializadas (G26) de gás propano e de butano manteve-se.
Leia Também: Novos preços: Eis os valores dos combustíveis (após Governo mexer no ISP)








