Presidente de Vila Pouca de Aguiar diz acreditar em "pontes e diálogo"

  • 27/10/2025

"Vai ser um mandato diferente dos outros mandatos, como é evidente, mas como eu disse haverá sempre abertura para se fazerem pontes e haver diálogo e construir aquilo que cada e que todos se propuseram para o concelho", afirmou Ana Rita Dias, a primeira mulher eleita presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real.

 

A autarca, que hoje tomou posse, disse acreditar que os "superiores interesses dos aguiarenses vão estar em primeiro lugar" durante os próximos quatro anos.

Nas eleições de 12 de outubro, o PSD ganhou em Vila Pouca de Aguiar e conquistou três mandatos, os mesmos que o PS, enquanto o Movimento Aguiarense Independente (MAI) obteve um.

Na Assembleia Municipal (AM), entre eleitos e presidentes de junta, o PSD tem 15 deputados, o PS 11 e o MAI nove.

Após a tomada de posse dos dois órgãos, câmara e assembleia, decorreu a eleição para a mesa da AM, tendo sido eleita a lista proposta pelo PS e derrotada a do PSD. A presidente da AM eleita é Maria João Fernandes.

Esta votação não surpreendeu Ana Rita Dias por entender que já haveria alguma ligação entre as duas forças da oposição, referindo, no entanto, esperar que a AM seja um "lugar de debate, de plena democracia e que não seja um jogo político para monopolizar os interesses partidários em prol dos próprios interesses e não do concelho".

Ana Rita Dias lembrou que alguns objetivos propostos durante a campanha para o concelho são comuns com as outras candidaturas.

"Acredito que, a conjuntura apesar de não ser a melhor, haverá também a consciência de cada um e daquilo que se propôs aos aguiarenses", afirmou.

Manuel Borges Machado, eleito vereador pelo PS, disse que durante o próximo mandato "vai haver certamente muita democracia" em Vila Pouca de Aguiar.

"Três partidos, três pessoas que pensam diferente, mas que vão se unir seguramente para fazer com que Vila Pouca vá para a frente", sublinhou.

Manuel Borges Machado garantiu que tudo o que o PS fizer ao longo do mandato de quatro, que espera que "chegue ao fim", será "seguramente e pensar, em primeiro lugar, nos aguiarenses".

Eleito pelo MAI, José Diegas garantiu que este movimento "nunca será um força de bloqueio" e que estará sempre "por Vila Pouca de Aguiar" e pelos interesses da população do concelho.

"O MAI tinha um programa eleitoral e sempre que as propostas venham de acordo a esse programa eleitoral, o MAI não terá qualquer problema em aprovar essas propostas, independentemente do quadrante político que elas possam surgir", frisou.

Relativamente à votação na AM, José Diegas disse que os deputados eleitos pelo MAI tiveram "toda a legitimidade" para votar a favor daquela que consideraram ser a melhor proposta.

Leia Também: Autárquicas: Desempate na freguesia de Arcas dá vitória ao PSD/CDS-PP

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2877957/presidente-de-vila-pouca-de-aguiar-diz-acreditar-em-pontes-e-dialogo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Saudade

Miro Freitas

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes