Reino Unido vende 20 caças Eurofighters à Turquia
- 27/10/2025
"Trata-se de uma encomenda de oito mil milhões de libras (9,2 mil milhões de euros), que representa empregos em todo o país", congratulou-se Keir Starmer, antes de uma reunião com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Este contrato é o maior em quase duas décadas e vai garantir 20 mil postos de trabalho em Edimburgo (Escócia), Samlesbury (noroeste de Inglaterra) e Bristol (sudoeste de Inglaterra), indicou o Governo britânico, em comunicado.
No caso de Warton, perto de Birmingham, no centro de Inglaterra, vai garantir a sobrevivência da linha de produção de Warton.
Starmer afirmou que "este acordo histórico com a Turquia é uma vitória para os trabalhadores britânicos, uma vitória para a indústria de defesa britânica e uma vitória para a segurança da NATO".
Os aviões vão reforçar as capacidades de combate avançadas da Turquia, membro da Aliança Atlântica, numa região importante, melhorando a interoperabilidade com as forças aéreas dos restantes aliados.
Em julho, a Turquia e o Reino Unido tinham assinado um acordo preliminar para a aquisição dos Eurofighters, fabricados por um consórcio formado por Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha e liderado pela britânica BAE Systems.
O acordo seguiu-se à decisão da Alemanha de levantar a oposição de longa data à venda dos caças à Turquia.
Na semana passada, Erdogan visitou três nações do Golfo e manteve conversações sobre a potencial aquisição de Eurofighters usados do Qatar e Omã.
A Turquia encara a compra dos Eurofighters e de outros caças como uma solução provisória até que o caça KAAN, de quinta geração, desenvolvido no país, entre em operação, o que não deve acontecer antes de 2028.
A Turquia também está interessada em reentrar no programa de caças F-35 liderado pelos EUA, depois de ter sido excluída em 2019 devido à compra de sistemas de defesa antimísseis S-400 de fabrico russo, considerados um risco para a segurança do programa F-35.
Erdogan levantou a questão da venda de caças F-35 durante uma recente reunião com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca.
Autoridades turcas afirmaram que a Turquia pretende adquirir um total de 120 caças --- 40 Eurofighters, 40 F-16 fabricados nos EUA e 40 F-35 como frota de transição antes da entrada em serviço do KAAN.
Leia Também: Detido agressor sexual que foi libertado por engano no Reino Unido








