Será que família real britânica pode aceitar prendas? Conheça o protocolo
- 27/12/2025
No dia de Natal conseguimos ver a família real britânica a sair da tradicional missa de Natal na Igreja de Santa Maria Madalena em Sandringham, Norfolk, Reino Unido.
Como de costume, os Windsor passaram pelos súbditos e foram acarinhados por toda a gente presente no local. Entre fotos, cumprimentos e troca de palavras, a família manifestou simpatia e agradeceu o apoio e carinho de todos.
George, Charlotte e Louis fizeram sucesso entre os presentes ao passarem tempo a ouvir os desejos de boas festas dos britânicos. Os filhos de Kate Middleton e do príncipe William tiveram também direito a vários presentes como brinquedos e chocolates. Aliás, o pequeno Louis, de sete anos, protagonizou até um momento hilariante ao tirar das mãos do pai um enorme chocolate.
Também a princesa de Gales saiu do local com vários ramos de flores em mãos.
Mas será que a família real britânica pode manter esses presentes?
Segundo a revista People, a política oficial de presentes da família real estabelece que os membros da família real podem aceitar presentes de pessoas que não conhecem. Mas estas prendas têm que cumprir certos critérios.
Flores, comida e outros bens consumíveis (em certas quantidades) são aceitáveis. Também podem ficar com livros oferecidos por um autor, desde que o tema não seja controverso. Os membros da realeza estão também permitidos a aceitar presentes que custem menos de 150 libras (cerca de 171 euros).
Este documento refere também que possam ser devolvidos presentes ao doador caso a família real considere que outra organização possa fazer melhor uso.










