Talismã de Farioli dá vitória ao FC Porto e abana fortaleza do Moreirense
- 27/10/2025
Moreirense e FC Porto tiveram a honrosa missão de fechar as contas da nona jornada da I Liga, num palco onde o conjunto da casa ainda só conhecia o sabor da vitória, mas tudo mudou nesta noite segunda-feira, com os dragões a conseguirem tirar três pontos, com uma vitória por 2-1, na partida de reação à primeira derrota sob o comando de Francesco Farioli.
Os golos do encontro foram apontados por Alanzinho, para o Moreirense ainda na primeira parte, assim como o tiro certeiro de Samu, que empatou mesmo em cima do intervalo. O momento da partida acabou mesmo por chegar em cima do minuto 90, quando Deniz Gul salvou os dragões de perder pontos pela segunda vez no campeonato nacional.
De recordar que o FC Porto vinha do primeiro desaire da temporada, na passada quinta-feira, num jogo a contar para a fase de liga única da Liga Europa, frente ao Nottingham Forest, em solo inglês, onde os portistas viram o seu estilo de jogo ser completamente 'anulado' pelos britânicos, que foram mais eficazes.
Mas vamos ao filme do jogo:
O conjunto azul e branco entrou com o onze-base de Francesco Farioli, com Gabri Veiga a regressar às escolhas iniciais da turma portista, para o lugar de Pablo Rosario. O começo do encontro acabou mesmo por ser intenso, como já se previa, com ambas as equipas a transformarem este fecho de ronda numa aula de combativismo dentro de campo, com os níveis de agressividade a estarem muito acima do costume.
Apesar das iniciativas do FC Porto nos primeiros minutos, quem festejou primeiro com a bola no fundo das redes adversárias foi mesmo o Moreirense, com Alanzinho a disferir um remate forte, que acabou por ser desviado por Jan Bednarek, traindo o guarda-redes português Diogo Costa, quando se jogava o minuto 18, naquele que acabou por ser o único remate enquadrado da equipa da casa, que tirou proveito do balanceamento ofensivo dos dragões ao ter um contra-ataque rápido.
No entanto, o conjunto de Francesco Farioli acabou mesmo por conseguir assumir o controlo do jogo até ao final da primeira parte, ameaçando chegar ao golo do empate, que poderia ter chegado ao minuto 36, quando Gabri Veiga, num grande gesto técnico, conseguiu colocar a bola no fundo das redes de André Ferreira, mas estava em posição irregular, ainda que por uma margem muito pequena, que levou a que o tento fosse anulado.
Mas o FC Porto não desistiu e, depois de uma análise prolongada por parte do VAR, um puxão evidente de Yan Maranhão na camisola de Victor Froholdt fez com que o árbitro da partida, João Gonçalves, fosse chamado ao monitor para rever o lance, já que nada tinha sido assinalado na sequência do lance, e marcasse uma grande penalidade a favor dos azuis e brancos, que Samu não desperdiçou, ao minuto 45+4.
O mesmo vídeo-árbitro que foi novamente chamado para averiguar um lance, já na segunda parte, aos 62 minutos da partida, quando Dinis Pinto se envolveu numa jogada com William Gomes, que acabou com o brasileiro no chão. No entanto, a equipa de arbitragem mandou seguir, sem que nenhum 'castigo máximo' fosse novamente marcado.
O FC Porto foi carregando no acelerador na meia hora final do encontro, mas os lances de maior perigo foram mesmo da formação de Moreira de Cónegos, com Benny a estar perto de um golo à medida de Puskás, quase do meio-campo, e Diogo Travassos a atirar após uma desatenção de Kiwior na defesa, com o remate a tirar tinta ao poste direito da baliza de Diogo Costa.
Apesar da entreajuda do Moreirense na vertente defensiva, voltou a acontecer Deniz Gul. O avançado turco voltou a ser decisivo numa partida do conjunto azul e branco, depois de entrar ao minuto 75, acabou por saltar mais alto que os adversários na sequência de um pontapé de canto, com Jakub Kiwior a tirar um cruzamento milimétrico, ao qual o camisola 27 chegou para cabecear para dar a vitória ao FC Porto.
Desta forma, o conjunto portista volta à liderança do campeonato português, com 25 pontos e mais três do que o Sporting, tendo nesta noite de segunda-feira sofrido o segundo golo desta campanha de 2025/26 e respondido da melhor forma à derrota europeia frente ao Nottingham Forest.
Leia Também: Atenção, FC Porto. Utrech goleado em casa do AZ Alkmaar








