Tesla chegou a África. Marrocos é a porta de entrada
- 09/02/2026
Os automóveis elétricos da Tesla chegaram ao continente africano. Na semana passada, o fabricante liderado por Elon Musk abriu o primeiro concessionário oficial em Marrocos, localizado em Casablanca.
Naquele país, estão disponíveis para configuração dois modelos - o Model 3 e o SUV Model Y. Os preços começam, respetivamente, nos 399.990 MAD (o equivalente a cerca de 36.900 euros) e 429.990 MAD (algo como de 39.650 euros).
Apesar de só agora chegar ao mercado marroquino com os seus veículos, a Tesla já está presente em Marrocos com os seus carregadores Supercharger desde 2021, de acordo com o Drive Tesla. Atualmente, tem-nos em seis locais diferentes.
Em maio do ano passado, foi criada a Tesla Morocco, detida em conjunto pela Tesla International e pela Tesla Motors Netherlands.
E Marrocos não foi uma escolha ao acaso para a entrada em África. Aquele país está a atrair investimento na mobilidade elétrica, sendo que em 2024 o ministro da Indústria e Comércio, Ryad Mezzour, disse à Reuters que apontava que os elétricos feitos no país deveriam representar até 60 por cento dos seus automóveis exportados até 2030.
No ano passado, o grupo de reflexão Gavekal Dragonomics antecipou que Marrocos poderia vir a "tornar-se o maior polo de produção de baterias LFP fora da China".
Uma mais-valia é o facto de concentrar cerca de 70 por cento das reservas mundiais de fosfato, um dos componentes deste tipo de baterias. Por outro lado, as tarifas e o excesso de capacidade estão a ameaçar o quase monopólio da capacidade de produção chinesa.









