Tondela-FC Porto: Dragões querem vingar desaire e distanciar-se no topo
- 07/12/2025
O Estádio João Cardoso, na Beira Alta, recebe, na noite deste domingo, um dos três grandes do futebol português. O Tondela, em dificuldades na I Liga, recebe o líder FC Porto, num jogo a contar para a 13.ª jornada do campeonato português.
Depois da vitória na última jornada no terreno do Gil Vicente, os beirões procuram manter a toada no jogo contra o FC Porto e fazer algo que ainda não conseguiram levar a cabo esta época: ganhar dois jogos seguidos.
Do outro lado está uma equipa ferida. O FC Porto perdeu pela primeira vez na época e caiu da Taça da Liga com uma derrota em casa aos pés de um gigante Vitória SC que fez de tudo para vencer no Dragão.
A ideia dos azuis e brancos é, certamente, deixar para trás este desaire e aproveitar o empate no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1) para cavar uma vantagem ainda maior para os eternos rivais na corrida pelo título de campeão nacional.
O Tondela-FC Porto, recorde-se, tem pontapé de saída agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste domingo, no Estádio João Cardoso, e irá contar com a arbitragem de Luís Godinho, juiz filiado na Associação de Futebol de Évora.
Treinadores em discurso direto
Cristiano Bacci
Equipa na máxima força: "Esta semana continuámos a trabalhar os pormenores táticos e técnicos, mas a ideia é sempre dar mais confiança a uma equipa que precisa. Temos muitos jogadores com qualidade, mas também com poucos jogos na I Liga e, por isso, a ideia é trabalhar sempre nesse sentido, jogo após jogo. Posso dizer que o grupo está focado, a treinar forte, a treinar bem, e por isso temos de continuar assim, sem dúvida."
Adversário: "Gosto de ver o FC Porto quando joga, sem dúvida, e vou dar os parabéns por isso amanhã [domingo]", acrescentou o técnico que espera receber uma equipa que entrará em campo "na máxima força, com vontade de ganhar o jogo."
Postura: "Nós vamos ter a mesma postura contra todas as equipas, não vamos mudar por ser o FC Porto, o Benfica ou outra equipa. Temos as nossas ideias. Nós temos que evoluir nas nossas ideias, apesar da força do nosso próximo adversário."
Francesco Farioli
Reação à eliminação na Taça da Liga: "É importante ter uma reação apropriada. Quando o jogo acabou já olhamos para o próximo capítulo, contra um clube que mudou recentemente de treinador. Será o primeiro dérbi italiano na história, com Cristiano Bacci. Não temos muitas imagens do seu trabalho mais recente no Tondela, vimos as suas antigas equipas, como o Moreirense. Uma equipa bem organizada, que faz algumas adaptações. Não sabemos se algo será feito de forma diferente mas temos de estar preparados".
Rotação do plantel: "Acredito muito no zoom in e no zoom out. Ser treinador do FC Porto significa que todos os jogos são para ganhar. Temos de ser inteligentes na forma como gerir o plantel e todos os jogadores em termos físicos, de cartões. Coloquei uma equipa para tentar ganhar o jogo. Não arriscámos o Deniz Gul, estava a 50/50, entendi esperar mais uns dias. Temos de continuar como estamos".
Aproveitamento do dérbi para disparar na liderança: "Vamos a Tondela sabendo das dificuldades que vamos ter, vão fazer de tudo para ter um resultado positivo. Não estamos cegos, sabemos o que se passa à volta, mas no fim o que pode influenciar é o que vamos fazer. É uma grande oportunidade para nós, mas o campeonato não vai ficar decidido".
Últimos resultados
Tondela: D-E-D-E-V
FC Porto: V-V-V-V-D
Últimos onzes
Tondela: Bernardo Fontes, Bebeto, Brayan Medina, Christian Marques, Nor Maviram, Yaya Sithole, Juan Rodríguez, Hugo Félix, Pedro Maranhão, Jordan Siebatcheu e Ouattara Moudjatovic.
FC Porto: Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Pablo Rosario, Dominik Prpić, Zaidu Sanusi, Alan Varela, Gabri Veiga, Stephen Eustáquio, Ángel Alarcón, Yann Karamoh e Borja Sainz.
Ausências
Tondela: Bebeto (lesionado).
FC Porto: Nehuén Pérez, Gabri Veiga e Luuk de Jong (lesionados).
Leia Também: "Nós vamos ter a mesma postura. Não vamos mudar por ser o FC Porto"








