Ucrânia: Macron diz que não há urgência para iniciar diálogo com Putin

  • 12/02/2026

O Presidente francês disse que uma eventual conversa com Putin não iria ocorrer numa "questão de dias" e que ele e os aliados europeus estão ainda "a preparar as coisas".

 

"Penso que agora é preciso, acima de tudo, trabalhar em nós próprios, no que queremos pedir", afirmou no final de uma cimeira informal que decorreu hoje nos arredores de Bruxelas, Bélgica.

Macron anunciou em dezembro que pretendia retomar as relações diretas com o homólogo russo, amplamente interrompidas devido à guerra na Ucrânia, e enviou no início de fevereiro o seu conselheiro diplomático a Moscovo para as preparar.

Essa discussão com Putin deve agora ser preparada entre os "europeus" para que, "no momento certo", estejam "prontos", adiantou hoje o chefe de Estado francês.

"E o que queremos nós? Queremos garantias de segurança para a Ucrânia, mas também queremos coisas para os europeus", acrescentou.

"As questões da prosperidade, do futuro da nossa Europa, da arquitetura de segurança", identificou Macron, ao referir-se às prioridades.

Macron já tinha referido o reatamento do diálogo com Vladimir Putin numa entrevista publicada na terça-feira por vários jornais, defendendo que fosse "bem organizado" com os europeus, mas sem "demasiados interlocutores".

No início de fevereiro, o Presidente francês disse que estava disponível para dialogar com Putin por telefone, algo que a diplomacia russa afirmou ser uma forma de "diplomacia patética", defendendo que o líder francês podia simplesmente ligar ao homólogo.

"Se quer conversar e falar seriamente sobre alguma coisa, então ligue. Putin atenderá sempre o telefone", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, em entrevista à emissora estatal russa RT no dia 05 deste mês.

O chefe de diplomacia russo criticou Macron por ter anunciado repetidamente a intenção de telefonar a Putin, afirmando que esse tipo de postura "não é grave", mas mostra uma "espécie de diplomacia patética".

A última conversa telefónica entre Macron e Putin ocorreu em julho de 2025, na qual abordaram o conflito na Ucrânia e o dossiê nuclear iraniano.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: ONU condena ataques russos que deixaram 5 mil edifícios sem aquecimento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2938651/ucrania-macron-diz-que-nao-ha-urgencia-para-iniciar-dialogo-com-putin#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Saudade

Miro Freitas

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes