"Vitinha é muito diferente de Busquets. São ambos de topo mundial, mas…"
- 28/11/2025
Luis Enrique aproveitou a sua conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre o Paris Saint-Germain e o AS Monaco para 'mimar' o seu médio Vitinha com elogios para todos os gostos. Além de referir que mudou a forma do PSG jogar, ainda comparando o internacional português com Sergio Busquets.
"Se tivermos de julgar o nível do Vitinha, temos de olhar para a época passada, para a sua primeira época, como ele mudou a forma como atacamos, como ele melhorou a maneira como controlamos os jogos...", começou por comentar Luis Enrique.
"É verdade que fomos capazes de manobrar a forma como o Vitinha joga para mudar várias coisas do passado sobre o que achávamos para essa posição do terreno. Porque ele é muito diferente, por exemplo, do Sergio Busquets, que era de classe mundial", continuou o técnico do Paris Saint-Germain.
"O Vitinha também é, sem dúvida, de classe mundial. Mas são dois tipos de jogadores diferentes na maneira como jogam. Como equipa técnica, acho que conseguimos gerir muito bem ter um Vitinha de topo e um Vitinha muito positivo para a equipa, tendo ainda a habilidade de conseguirmos jogar como uma equipa", reforçou.
"É muito bom para mim, enquanto treinador, ter um jogador do seu calibre. Ele adora jogar futebol, ele quer treinar todos os dias. Estes são o tipo de jogadores que temos de manter desafiados", acrescentou Luis Enrique.
De relembrar que Vitinha foi um dos destaques desta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, depois de ter feito um hattrick diante do Tottenham, num jogo cheio de golos que terminou com uma vitória para os parisienses.
Médio português figura no onze ideal da semana na Champions
A UEFA confirmou, no decorrer da tarde desta quinta-feira, que Vitinha é um dos 11 eleitos para a equipa da semana da quinta jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões.
Depois de ter contribuído com três golos para o triunfo dos franceses sobre o Tottenham (5-3), e de ter alcançado o primeiro hattrick na sua carreira, o médio português viu a sua exibição ser reconhecida.
Thomas Frank não poupou elogios e aponta Bola de Ouro a Vitinha
Com golos aos 45, 53 e 76 minutos, o último deles através de uma grande penalidade depois de dois remates estupendos, o internacional português voltou a estar nas bocas do mundo e até o treinador adversário reclamou... uma Bola de Ouro.
"Jogámos contra uma equipa muito boa, que tem o atual Bola de Ouro [Dembélé] e penso que a próxima vai para o médio, o Vitinha. Uau, que jogador", atirou Thomas Frank, técnico do Tottenham, em conferência de imprensa.
Na mesma sala, também Luis Enrique, treinador do PSG, não poupou nos elogios ao seu pupilo, destacando a forma como reagiu ao facto de ter ficado ligado ao terceiro golo do Tottenham.
"O Vitinha foi sensacional hoje. Excepcional, como sempre, diria. O melhor foi quando ele falhou [perdeu a posse de bola, o que levou ao terceiro golo do Tottenham] e depois partiu para o terceiro golo", destacou o treinador espanhol, que protagonizou uma conversa animada com Vitinha assim que soou o apito final no Parque dos Príncipes.










