Politécnico da Guarda cria observatório para combater abandono escolar

  • 21/11/2023

O objetivo desta estrutura é promover o sucesso académico e combater o abandono escolar, explicou aquela instituição numa nota enviada à agência Lusa.

A missão do Observatório é assegurada por quatro professoras da instituição, uma técnica do Gabinete de Mobilidade e Cooperação do IPG, que trabalha na integração de alunos estrangeiros, uma psicóloga, uma socióloga e uma assistente social.

Uma das professoras é responsável pelo Gabinete de Mediação Intercultural e a outra é coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico.

"É uma estrutura transversal e interdisciplinar que irá reforçar a prioridade à boa integração dos alunos e detetar depressa aqueles que necessitam de apoio", salientou o presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas.

O Observatório vai articular-se com outras iniciativas focadas nos mesmos objetivos de promoção do sucesso académico e de prevenção da interrupção dos cursos.

A psicóloga do Observatório Rita Santos explicou que todas as interações dos alunos serão alvo de uma análise cuidada e de respostas adequadas por parte da equipa deste projeto.

"A articulação das iniciativas em redor do Observatório, assim como a pluralidade das competências de professoras e de profissionais da psicologia, da sociologia e da assistência social, irá permitir sinalizar casos preocupantes, avaliar a sua gravidade e direcioná-los para o tipo de acompanhamento que seja mais adequado para cada um", afirmou.

"Os Serviços da Ação Social, no caso de dificuldades financeiras, de alojamento ou alimentação. O Gabinete de Apoio Psicológico, através do acompanhamento psicológico e psicopedagógico, etc.", especificou.

A psicóloga realçou o grande empenho que a Associação Académica da Guarda, e a presidente, Beatriz Silva, têm manifestado em contribuir para o sucesso dos projetos.

O IPG revelou que nos próximos dias será disponibilizado um questionário aos alunos do primeiro ano e cursos técnicos superiores profissionais para detetar potenciais casos de abandono e perceber as causas para que possam ser revertidos atempadamente através dos meios necessários.

O Observatório Permanente de Prevenção e Combate ao Abandono e as outras iniciativas que lhe estão associadas fazem parte do Programa Skills 4 Pós-Covid Competências para o Futuro no Ensino Superior -- Sucesso e Resiliência no Ensino Superior Pós-Pandemia.

O projeto é financiado pelo Programa Operacional Capital Humano.

Leia Também: Mais de mil migrantes chegaram nas últimas 24 horas à ilha de Lampedusa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2445346/politecnico-da-guarda-cria-observatorio-para-combater-abandono-escolar?utm_source=rss-paã­s&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Preço Certo (Vídeo Oficial)

Pedro Mafama

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes